A indústria alimentícia passou por uma revolução significativa recentemente. Os clientes agora podem facilmente encomendar comida online e recebe-la em suas casas no menor tempo possível.
Na verdade, a taxa de crescimento para pedidos de comida online e entrega foi superior a 20% nos últimos cinco anos.
Embora as estimativas difiram entre os locais, espera-se que as taxas de entrega de alimentos online cresçam mais até 2025. Isso se traduz em cerca de 40% do total de vendas de restaurantes.
Com todas as mudanças que ocorreram nos setores de pedidos e entrega de alimentos, os restaurantes precisam ficar a par do que está acontecendo no mercado.
Este também é um bom momento para identificar novas oportunidades no mercado e investir no setor certo da indústria. Os números não mentem, pois o crescimento nos pedidos e entregas online de alimentos cresceu tremendamente.
Em termos percentuais, cerca de 42% do mercado geral de pedidos de alimentos agora está sendo online.
Coletivamente, a taxa de crescimento anual da indústria de alimentos é de cerca de 3,7%, com os pedidos online e a delivery crescendo a uma taxa anual de cerca de 15-20%.
A ASCENSÃO DE EMPRESAS DE DELIVERY
Após as mudanças que ocorreram no negócio de entrega de alimentos, mais da metade de todos os pedidos de clientes estão sendo diretamente de aplicativos ou sites de restaurantes.
Restaurantes e outras empresas de alimentos agora estão lidando com pedidos digitais e entrega de alimentos de maneiras diferentes.
Embora alguns façam isso sozinhos através de plataformas independentes, houve um aumento significativo em plataformas de terceiros.
As plataformas de entrega também estão em parte da participação de mercado, transformando a forma como os alimentos encomendados são entregues.
A entrega de alimentos tornou-se um negócio por conta própria, com várias plataformas online competindo para garantir uma participação de mercado.
Embora essas plataformas online atraiam enormes investimentos e alta avaliação, elas estão transformando o negócio de delivery de alimentos.
O tipo mais comum de delivery sempre foi o modelo tradicional de restaurante. Sob este modelo, um cliente entra em um restaurante e faz seu pedido. Eles então esperam que o restaurante atenda ao pedido e traga a comida para a mesa ou para o centro de checkout.
A ascensão da tecnologia digital transformou o processo de delivery de alimentos e reformulou o mercado. Em vez de ir ao restaurante, os clientes agora estão fazendo seus pedidos por meio de aplicativos e sites de restaurantes.
Por sua vez, os restaurantes garantem transparência e conveniência em seus serviços. Uma vez que o pedido tenha sido feito online, o restaurante o cumpre garantindo que a comida seja entregue na casa do cliente.
MUDANÇAS NOS MODELOS DE NEGÓCIOS
Parte da razão para o crescimento dos pedidos online e da entrega de alimentos é uma mudança no modelo de negócios adotado pelos restaurantes.
Nos últimos anos, os modelos de entrega se tornaram uma norma, com vários tipos de delivery surgindo. Isso inclui entrega no mesmo horário ou no mesmo dia, entrega em festas, entrega no dia seguinte e muito mais.
Outros modelos de entrega que surgiram incluem retirada na porta, entrega na loja e entrega em armazéns.
A mudança e a introdução de novos modelos de negócios continuam a moldar a entrega de alimentos.
Novos recursos estão sendo introduzidos, incluindo aplicativos de fidelidade, aplicativos de restaurante, aplicativos de entrega e muito mais.
Com essa nova interrupção do setor, os clientes agora estão sendo atraídos para as empresas pela conveniência do serviço.
À medida que mais soluções e recursos estão sendo introduzidos neste espaço de mercado, as empresas também estão enfrentando a desvantagem da supersaturação.
Os clientes têm uma ampla gama de opções para escolher. Ao comprar comida, os clientes agora são mais específicos.
Enquanto alguns querem a tranquilidade da experiência, outros estão mais preocupados com a acessibilidade e a velocidade de entrega.
PREFERÊNCIAS DO CONSUMIDOR
As mudanças nas preferências do consumidor também contribuíram para o crescimento dos pedidos online e da entrega de alimentos.
Após o surgimento de uma era digital, as pessoas agora querem fazer tudo online, incluindo encomendar sua comida.
Dado que a retenção de clientes é o fator mais importante para o sucesso de um negócio de alimentos, restaurantes e outras empresas estão se adaptando à mudança na preferência do consumidor para permanecer no negócio.
Os clientes estão intrigados com a ideia de fazer pedidos online através de seus telefones e receber em suas portas. Não é mais necessário pegar comida em um restaurante, especialmente quando está chovendo, frio ou quente lá fora.