Gorgonzola é um queijo de salsa italiano que tem sua origem na região de Milão, na Lombardia. A aldeia de Gorgonzola já foi um passo importante para rebanhos de vacas. Depois de caminhar por longos dias, as vacas estavam cansadas e precisavam de descanso. A aldeia então se equipou com o equipamento necessário para transformar leite de vaca em queijo para evitar que ele se perdesse.
Foi assim que o queijo Gorgonzola nasceu por volta da década de 880.
COMO É FEITO?
A fabricação de gorgonzola permaneceu inalterada por séculos. Como nos primeiros dias em que a produção era realizada exclusivamente nas cavernas naturais de Valassina, o gorgonzola é feita exclusivamente com leite de vaca. A coalhada é armazenada em moldes envoltos em uma tela. A maior parte do trabalho é feita durante as primeiras 24 horas de fabricação.
Durante o resto do tempo de maturação, você só precisa salgá-lo e transformá-lo duas vezes ao dia. Durante o refino, os rebolos são perfurados com pontas grandes para permitir que o ar penetre no queijo. É esse contato do ar com o queijo que causa os traços azuis que caracterizam o gorgonzola. O Gorgonzola pode ser consumido após 30 a 50 dias de refino.
É o gorgonzola doce, que é reconhecido por sua cor marfim. Seu sabor é delicado e doce, com um toque de avelã.
O gorgonzola picante, por outro lado, precisa ser refinado por um período de 90 a 110 dias. Este velho gorgonzola assume uma cor ocre e desenvolve um sabor mais pronunciado semelhante ao Roquefort ou Stilton. É então chamado Gorgonzola Piccante. Durante o amadurecimento, o queijo é coberto com papel alumínio para evitar a formação de soro.
PONTOS ESSENCIAIS SOBRE O GORGONZOLA
O teor de gordura deste queijo varia de fabricante para fabricante, mas, em geral, o teor de gordura é de 25 a 45%.
No lado energético, o gorgonzola contém cerca de 410 Kcal. Também é rico em sais minerais e oligoelementos, incluindo cálcio. Contém vitaminas A, B1 e B6.
Este queijo italiano é produzido durante todo o ano, mas a melhor época para consumi-lo é entre abril e setembro. Mantém-se muito bem na gaveta de vegetais da sua geladeira. Para evitar que seu cheiro forte seja transmitido a outros alimentos, remova sua crosta em papel alumínio ou pergaminho.
O QUE COMBINA COM GORGONZOLA?
Para apreciar plenamente a doçura deste queijo macio, não há nada como uma bela fatia de pão quente na qual você pode colocá-lo suavemente para desfrutar de sua suavidade e aromas.
O Gorgonzola é ideal em um prato de queijo do qual rapidamente tende a se tornar a estrela. Nem muito forte nem muito doce, é apreciado pelos amantes de queijos, mas também por outros, pois seu lado cremoso suaviza o que pode parecer picante em outro queijo. Este queijo é reconhecível por sua cor de porcelana, mas também por sua aparência levemente marmorizada.
Seu sabor é leitoso, refinado e às vezes você pode detectar um aroma sutil de avelã. Apreciado pelas crianças por sua doçura, também é apreciado pelos mais velhos que, no coração do verão, desfrutam plenamente de seu frescor.
É o companheiro ideal para muitas conquistas na cozinha. Alguns ingredientes são suficientes para sublimá-lo.
Não tem tempo para cozinhar e quer fazer um molho para acompanhar seu macarrão? Derreta a Gorgonzola por alguns minutos em fogo baixo e adicione-a à sua receita com algumas nozes para obter um belo prato gourmet. Não há necessidade de adicionar creme, o queijo é cremoso o suficiente por conta própria.
Deliciosamente cozido, Gorgonzola também é muito apreciado cru. Fácil de cortar, é facilmente adicionado às saladas, sejam elas compostas de vegetais de verão, como tomates, abobrinha ou berinjela, mas também vegetais de inverno, como beterraba ou vegetais de raiz.
QUAIS VINHOS COMBINAM COM GORGONZOLA?
A escolha dos vinhos depende principalmente da taxa de maturação do queijo. O gorgonzola doce combina perfeitamente com vinhos tintos ou brancos. Pinot blanc, Merlot e vinhos novos são, portanto, muito bons.
O sabor do queijo maduro combina perfeitamente com vinhos tintos envelhecidos, como Marsalas e Mascates. Isso pode surpreendê-lo, mas gorgonzola e cerveja são uma boa combinação. O tempero é aprimorado pela cerveja Leffe ou Trappe, enquanto o lado doce é acentuado por uma cerveja de malte duplo.