Brie é um queijo macio de leite de vaca. É nomeado em homenagem a Brie, a região histórica francesa da qual se originou. O que saber sobre este queijo popular? Confira algumas curiosidades!
1. É UM QUEIJO FAMOSO
Brie é um dos queijos mais populares do mundo. O queijo geralmente é comprado em uma roda cheia com uma casca branca. O branco fora do queijo é completamente comestível, e muitos comem o brie inteiro.
2. É UM QUEIJO DE CAMADAS
O Brie é coberto por uma camada branca. O interior do queijo deve ser amarelado. O queijo tem uma textura cremosa e sabor leve e amanteigado.
3. O QUEIJO BRIE ERA AMADO PELA NOBREZA
Diz a lenda que, no século VIII, o imperador francês Carlos Magno provou pela primeira vez este queijo macio em um mosteiro em Reuil-en-Brie e se apaixonou instantaneamente por seu sabor cremoso e rico. Os favoritos dos reis eventualmente se tornam os favoritos do povo, e o queijo Brie não é exceção.
Carlos Magno não foi a única figura real a adorar o queijo Brie. Como diz a história, o rei Henrique IV foi apresentado ao Brie pela rainha Margot e favoreceu muito o deleite cremoso — mais do que sua própria esposa.
A Rainha frequentemente solicitava que o queijo fosse servido para agradar ao marido. Ele até gostava de comer Brie com ela em vez de fazer encontros com sua amante, Gabrielle d’ Estrées.
4. O QUEIJO BRIE PODE SER FEITO DE VÁRIAS FORMAS
Hoje, existem agora muitas variedades de brie feitas em todo o mundo, incluindo o brie simples, variedades de ervas, brie duplo e triplo e versões de brie feitas com outros tipos de leite.
Apesar da variedade de bries, o governo francês certifica oficialmente apenas dois tipos de queijo a serem vendidos com esse nome: Brie de Meaux e Brie de Melun.
Brie de Meaux é um brie não pasteurizado, com um peso médio de 2,8 kg e um diâmetro de 36 a 37 cm (14 a 15 pol). Fabricado na cidade de Meaux, na região de Brie, no norte da França, desde o século VIII, era originalmente conhecido como o “Queijo da Rainha”, ou, após a Revolução Francesa, a “Rainha dos Queijos”, e era apreciado tanto pelo campesinato quanto pela nobreza.
5. VOCÊ PODE COMER O QUEIJO BRIE COM QUALQUER ACOMPANHAMENTO
O queijo Brie pode ser servido com biscoitos de mesa chiques e biscoitos ou pão. Também pode ser servido com frutas como sobremesa no final de uma refeição.
O queijo às vezes é servido levemente derretido ou assado, em um prato redondo de cerâmica com tampa e coberto com nozes ou frutas, ou ambos.
É importante deixar o Brie atingir a temperatura ambiente antes do consumo, a fim de apreciar plenamente sua gama de sabores.
6. O QUEIJO BRIE SE PARECE COM OUTROS QUEIJOS
Este chesee é, junto com o Camembert, o mais famoso das centenas de queijos feitos na França.
O Brie é semelhante ao Camembert, que é nativa de uma região diferente da França. Registros mostram que Marie Harel, inventora do Camembert, ouviu falar sobre essa receita do padre que veio de Brie.
Em termos de sabor, o Camembert tem um sabor mais forte, levemente azedo
O Brie é um queijo extremamente versátil — pode ser comido sozinho; combinado com biscoitos, frutas, geléias e nozes; assado dentro de uma massa folhada; incorporado ao macarrão e queijo; e muito mais.
7. O VERDADEIRO BRIE NÃO PODE SER ENCONTRADO NA AMÉRICA
O Brie encontrado na América ainda é delicioso, embora seja feito de forma diferente do que na França. O motivo? O autêntico Brie francês não pode ser importado porque é feito com leite de vaca cru e precisaria ser envelhecido por pelo menos 60 dias para se qualificar para importação.
Infelizmente, esse prazo de dois meses faria com que o Brie envelhecesse demais, tornando-o menos do que agradável para consumo.
No entanto, há algumas boas notícias! A França exporta uma versão do Brie que é o mais próximo possível da versão real que podemos podem obter.
É um queijo amadurecido feito de leite de vaca com um interior cremoso e casca branca. Geralmente é vendido em rodelas, como você provavelmente já viu no mercado.
O sabor é rico e doce e tem uma textura cremosa e amanteigada como o leite cru ortodoxo Brie. Estes Bries feitos com leite pasteurizado têm sabor mais suave do que o queijo Brie original. Ainda incrível, ainda delicioso.
8. A CASCA PODE SER COMESTÍVEL
Quando você desembrulhar uma roda de Brie, notará uma casca externa firme, branca e cerosa que se parece com papel. Antes de descascá-la e jogá-la no lixo, no entanto, considere seus benefícios.
Este exterior branco é na verdade Penicillium candidum, um molde comestível que é considerado uma iguaria na França. Alguns até consideram descartá-lo como blasfêmia ou más maneiras!
Este molde cria a icônica casca do queijo Brie no exterior das rodelas. Tem uma textura mastigável e almofadada e sabor terroso que complementa muito bem o queijo macio e cremoso.
Pingback: QUEIJO MORRO AZUL: DICAS DE COMBINAÇÕES E CURIOSIDADES - Casa Galvão